28

September

2017

Uso de tribulus terrestris em infertilidade masculina

Identificar quais os efeitos do Tribullus Terrestris na infertilidade masculina

Introdução

O Tribullus Terrestris é um fitoterápico com inúmeras atividades farmacológicas. É frequentemente usado para disfunções sexuais, principalmente para perda do libido e disfunção erétil. Atualmente estuda-se a utilidade do Tribullus Terrestris para infertilidade masculina e seus efeitos nos hormônios sexuais.

Objetivo

Identificar quais os efeitos do Tribullus Terrestris na infertilidade masculina.

Métodos

Pesquisa de estudos atráves do PubMed e Up to Date.

Resultados

Os estudos demonstram melhora na satisfação sexual, orgasmo, desempenho sexual, em pacientes que usam Tribullus Terrestris em relação ao placebo. Estudos não demonstram aumento dos níveis hormonais masculinos, porém atualmente demonstra melhora nos parâmetros espermáticos.

Conclusão

Estudos recentes estão indicando o uso Tribullus Terrestris para disfunções sexuais. Apesar de ser uma droga promissora para infertilidade, ainda não temos estudos que comprovem a eficácia dele para esse fim. Necessitamos de estudos futuros para sua prescrição na infertilidade.

Publicado por
Fabiana Barp Crema Bernardi

Outros artigos que podem ser do seu interesse

Uso de antioxidantes no fator masculino

Atualizar o conhecimento sobre antioxidantes para melhorar a fertilidade masculina.
Jorge Moura
09
Feb
2024

Associação reprodutiva entre fator masculino e alteração genética embrionária.

Há muito se fala da importância do espermatozóide no desenvolvimento embrionário e por muito tempo o genoma paterno foi considerado silencioso e passivo na formação embrião, sendo necessário avaliar não apenas fatores morfológicos, mas também fatores genéticos e epigenéticos do espermatozóide no tratamento de casais inférteis.
Jorge Moura
09
Feb
2024

Quais as mudanças no critério ultrassonográfico para classificação da Síndrome de Ovários Policísticos (SOP)? E quais as consequências desta mudança?

Apresentar o novo critério ultrassonográfico para classificação de SOP e seu impacto na prática.
Jorge Moura
09
Feb
2024