Introdução
Atualmente, reconhece-se amplamente que a criopreservação de embriões é altamente bem-sucedida em todos os estágios de desenvolvimento.
Objetivo
Avaliar os prejuízos na transferência embrionária de embriões descongelados e recongelados pelo processo de vitrificação. Avaliar a possibilidade de descongelamento e recongelamento de embriões para realizar PGT-A.
Método
Pesquisa realizada em bases de dados como Pubmed e Fertility Sterility.
Discussão/Conclusão
Deve-se assumir que a literatura ainda é escassa sobre o tema, e é necessário estudar mais o assunto com uma amostra de pacientes maior. No entanto, um relato de caso encontrado no Middle East Fertility Journal de 2011 cita todos os estudos realizados até a data sobre o tema e exemplifica na tabela, concluindo que a repetição da criopreservação pode ser aplicada com segurança pelo método de vitrificação, indicando que embriões humanos podem ser revitrificados. Apesar desses resultados favoráveis, ainda são necessários mais estudos prospectivos controlados sobre as repercussões obstétricas e neonatais no recongelamento.
A aplicação do método de vitrificação melhorou significativamente a confiabilidade em se recongelar o embrião e demonstrou a sua sobrevivência após o processo, possibilitando a realização do PGT-A em embriões criopreservados. Um estudo da American Society for Reproductive Medicine conclui que o uso de embriões recongelados não altera os desfechos de taxa de gestação clínica e até mesmo desfechos neonatais.
Referências Bibliográficas
1. Thaw, biopsy and refreeze strategy for PGT-A on previously cryopreserved embryos. M. Wilding, M. Terribile, I. Parisi, G. Nargund. Create fertility, 150 Cheapside, London EC2V 6ET, United Kingdom, 2019.
2. Ana L. Mauri, Claudia G. Petersen, Joa˜ o B.A. Oliveira, Ricardo L.R. Baruffi, Saffa Al-Hasani, Jose´ G. Franco Jr. Center for Human Reproduction Prof. Franco Jr., Ribeira˜o Preto, Sa˜o Paulo, Brazil; Paulista Center for Diagnosis, Research and Training, Ribeira˜o Preto, Brazil; Department of Gynecology and Obstetrics, Botucatu Medical School, Sa˜o Paulo State University – UNESP, Brazil; Department of Obstetrics and Gynecology, University of Schleswig-Holstein, Luebeck, Germany, 2011.
3. Perinatal outcome of twice-frozen-thawed embryo transfers: a clinical follow-up study. Masao Murakami, Ph.D., Akiyoshi Egashira, M.S., Kimiko Murakami, M.S., Yasuhisa Araki, Ph.D., Takeshi Kuramoto, M.D., Kuramoto Women’s Clinic, Fukuoka, Japan; Fukuoka Research Institute for Reproductive Medicine, Fukuoka, Japan; The Institute for Advanced Reproductive Medical Technology, Maebashi, Japan, 2011.
Para Leigos
O congelamento (vitrificação) e recongelamento podem prejudicar os desfechos possíveis da transferência embrionária. Autores: Mariana de A A Serra e Diego M A Jaime Sob Orientação: Antônio Ribeiro.
Sabe-se hoje em dia que o método de congelamento de embriões é muito bem conhecido e seguro. Se houver alguma necessidade de descongelar o embrião, como por exemplo, se houver alguma intercorrência no processo de transferência ou se a paciente desejar fazer biópsia PGT-a, há a possibilidade de fazer o descongelamento e, após recongelamento, não haverá dano ao processo de transferência embrionária nem aos desfechos de taxas de gestação clínica e desfechos neonatais.